Curiosidades - quem é thor?

Quem é Thor?

Thor Odin Son.

        Thor o filho de Odin!  Conhecido da mitologia nórdica e transliterado para os quadrinhos, Thor é conhecido pela história como o deus dos bárbaros, que por sua vez eram conhecidos pela sua violência voraz na batalha, sendo até temidos por seus inimigos.

Embora vivessem isolados do mundo conteporâneo, eles tinham a sua propria religião embasada em seus costumes.

Com esse gancho de inspiração os quadrinistas da Marvel comics Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber aproveitaram esse personagem que foi a primeira adaptação de um "deus" para criar um super heroi, ele pegou alguns conceitos da mitologia e usou uma adaptação para reproduzir o personagem.

Sua primeira aparição moderna nos quadinhos foi em agosto de 1962, na HQ " Journey into Mystery Vol. 1#83" (Jornada ao Mistério)   

journey-into-mystery-vol-1-83.jpg

O primeiro super-herói baseado em um deus

Thor foi o primeiro super-herói da Marvel baseado em um deus. Para sua criação, Stan Lee – com a ajuda de Larry Lieber e Jack Kirby – se inspirou no poderoso Deus do Trovão da mitologia nórdica.

Na época, o objetivo dos quadrinistas era criar algum personagem que fosse capaz de lutar e até mesmo derrotar o Hulk, um dos seres mais poderosos da editora naquele período.

“Como você cria alguém mais poderoso que o ser mais forte? Finalmente encontrei a resposta: não o faça humano – faça dele um deus.” Stan Lee

Outros personagens baseados em deuses já haviam aparecido em outros quadrinhos anteriores aos do Deus do Trovão, porém nenhum intitulado como um super-herói.

Depois do sucesso de Thor como herói, surgiram vários outros inspirados em deuses de diferentes mitologias.

thor-primeira-aparicao-marvel-comics.jpg

Filho de Gaia

Muitos pensam que Thor é filho de Frigga – mas por causa dos filmes da Marvel que passou a ter esse conceito, a esposa de Odin na verdade, é “apenas” sua madrasta.

A verdadeira identidade da mãe biológica de Thor é Gaia, a deusa da Terra. O relacionamento entre Odin e Gaia aconteceu, pois o “Pai de Todos” queria um filho que fosse forte tanto em Asgard quanto em Midgard (o reino dos humanos).

Thor ficou sem saber a verdadeira identidade de sua mãe por um longo tempo, até que um dia ela mesma a revelou

gaea-mae-de-thor.jpg

Asgard é um dos reinos mais bonitos de toda a mitologia, então se imagina que Thor tenha nascido em meio a muito luxo e conforto, porém não foi assim; seu nascimento aconteceu em um lugar bem modesto.

Gaia deu a luz ao Deus do Trovão em uma caverna na Noruega.

gaea-teve-thor-em-uma-caverna.jpg

Deixe um Comentário





Bruno de Souza

Veja também...

Deixe um Comentário