foto-THOR-AMOR-E-TROVÃO-ALFANERD Thor Odinson

Thor | 5 Curiosidades

Thor Odinson

A primeira aparição moderna do personagem chamado Thor Odinson – popularmente conhecido apenas como Thor – aconteceu em agosto de 1962, na HQ “Journey into Mystery Vol. 1 #83” (Jornada ao Mistério Vol. 1 #83).

thor-odinson

O Deus do Trovão foi criado pelos quadrinistas Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber.      Porém, antes do herói que conhecemos hoje, outra versão de Thor já havia aparecido na Marvel Comics (na época chamada de Atlas Comics), no quadrinho “Venus Vol. 1 #11”, de novembro de 1950, na Era de Ouro dos quadrinhos.

amazing-fantasy-alfanerd

Assim como o Deus do Trovão, o Homem-Aranha também fez sua primeira aparição em agosto de 1962, na edição “Amazing Fantasy #15”.

Desde então, os dois personagens foram ficando cada vez mais populares, e o amigo da vizinhança conseguiu se sagrar entre os três maiores e mais famosos heróis dos quadrinhos, disputando o podium lado a lado de Batman e Superman, ambos da concorrente DC Comics.

O primeiro super-herói baseado em um deus

thor-primeira-aparicao-marvel-comics-alfanerd

Thor foi o primeiro super-herói da Marvel baseado em um deus. Para sua criação, Stan Lee – com a ajuda de Larry Lieber e Jack Kirby – se inspirou no poderoso Deus do Trovão da mitologia nórdica.

Na época, o objetivo dos quadrinistas era criar algum personagem que fosse capaz de lutar e até mesmo derrotar o Hulk, um dos seres mais poderosos da editora naquele período.

“Como você cria alguém mais poderoso que o ser mais forte? Finalmente encontrei a resposta: não o faça humano – faça dele um deus.” Stan Lee

Outros personagens baseados em deuses já haviam aparecido em outros quadrinhos anteriores aos do Deus do Trovão, porém nenhum intitulado como um super-herói.

Depois do sucesso de Thor como herói, surgiram vários outros inspirados em deuses de diferentes mitologias.

Filho de Gaia

gaea-mae-de-thor-marvel-alfanerd

Muitos pensam que Thor é filho de Frigga – por causa dos filmes da Marvel -, a esposa de Odin, mas, na verdade, a personagem é “apenas” sua madrasta.

A verdadeira identidade da mãe biológica de Thor é Gaia, a deusa da Terra. O relacionamento entre Odin e Gaia aconteceu, pois o “Pai de Todos” queria um filho que fosse forte tanto em Asgard quanto em Midgard (o reino dos humanos).

Thor ficou sem saber a verdadeira identidade de sua mãe por um longo tempo, até que um dia ela mesma a revelou.

gaea-teve-thor-em-uma-caverna-marvel-alfanerd

Asgard é um dos reinos mais bonitos de toda a mitologia, então se imagina que Thor tenha nascido em meio a muito luxo e conforto, porém não foi assim; seu nascimento aconteceu em um lugar bem modesto.

Gaia deu a luz ao Deus do Trovão em uma caverna na Noruega.

Deixe um Comentário